quarta-feira, 23 de julho de 2008

RETIRO DE PRIMEIRO ANÚNCIO



Você sabe o que é um retiro?
- Muitas pessoas acham que retiro é algo chato, enfadonho, que você passa o dia todo de joelhos recitando orações (não que isso não seja bom), mas o retiro é muito mais uma atitude interior que retirar-se para um local específico.
Durante todos estes anos, ví muitas pessoas que foram para o local do retiro, mas não se retiraram. Pelo contrário, ficavam com suas cabeças no que ficou fora dos muros, como que tentando não se desprender.
O dicionário Michaelis define como: estágio em um ambiente apropriado para meditação e oração.
E o que vem a ser um retiro de primeiro anúncio?
- Retiro de primeiro anúncio, seminário de vida no Espírito, Kerigma, primeira experiência de oração são alguns dos nomes que designam um mesmo retiro, é um primeiro contato com a espiritualidade da renovação carismática católica, em um ambiente mais aprofundado e voltado para uma mudança de vida. O foco do retiro é provocar na pessoa uma mudança de vida com base em uma experiência pessoal de oração.
O que acontece em um retiro desses?
- Bom, você não é abduzido e nem tem que entrar para nenhuma seita ou fazer pactos ou qualquer coisa desse tipo. Nos retiros de primeiro anúncio, basta que a pessoa se disponha a participar dos momentos que incluem, orações, reflexões, partilha entre os participantes, pregações (palestras) além de momentos de lazer, para que a pessoa saiba que a mudança é interior. Tudo que se pede é que a pessoa seja atenta a todos os momentos, realmente deixe sua vida e seus problemas para fora dos muros do encontro, acredite, eles vão estar esperando você voltar, transformado, mas estarão esperando.
O que devo levar ao retiro?
- Primeiramente muita disposição, abertura de coração, animação (se você não estiver animado, nós animamos você) além de uma bíblia, um caderno, caneta, roupa de cama, algumas mudas de roupa, confortáveis e discretas, toalha de banho e material para higiêne pessoal e uma fome de leão, porque a comida é maravilhosa e tem gente que pode não gostar de nada do retiro, mas da comida até hoje ninguém saiu reclamando.
Quanto tempo dura o retiro?
- Normalmente o retiro começa na sexta-feira à noite e termina no domingo à tarde, existe todo um cronograma preparado para que nada se perca e também para que as pessoas possam desfrutar de todos os momentos sem cansaço e terminar o final de semana ao lado das pessoas que lhe são importantes, partilhando com eles os momentos felizes que teve no retiro.
Posso levar comigo meus amigos, parentes, vizinhos e outras pessoas?
- Claro que sim, afinal, como citado antes, o retiro é muito mais interior que exterior, então,
e até melhor ter alguém de confiança, querido, com quem você possa desfrutar dos momentos do retiro e partilhar tudo que lhe está acontecendo. Mas se você for sozinho não fique triste, o retiro é um excelente ambiente para fazer novas amizades e conhecer pessoas.
Se voce tem mais dúvidas, ou já não tem mais dúvida mas quer participar ou indicar alguém para participar faça o seguinte, deixe seu comentário no blog que eu entro em contato e passo mais informações.
Deus te abençoe.

Um comentário:

"energia" disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.