quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENQUETE - NOVAS FORMAS DE EVANGELIZAÇÃO


Queridos irmãos:

Esta semana estivemos no programa do santuário da Divina Misericórdia, no dia sete de setembro das 15:00 às 16:00 horas. Foi um momento muito agradável, ficamos felizes em estar participando deste momento com o Padre Jonas e vimos que pudemos exercitar uma nova forma de evangelização. Gostei especialmente do momento em que o padre perguntou sobre nosso trabalho com a juventude diante dos desafios que temos, ele citou como exemplo a estatística de gravidez na adolescência e juventude, mostrando a grande quantidade de jovens mães que surgem a cada dia em nosso país.
Lembro também de alguns trabalhos e iniciativas que tivemos este ano:

1º Luau Cristão - realizado na paróquia Santa Luzia;
24 horas na presença de Jesus - a convite da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe estivemos conduzindo duas horas de oração com as pessoas que estavam em vigília;
Retiro do CCF - retomamos o curso de crescimento na fé e fizemos o retiro depois de alguns anos sem este momento que eu acredito ser o grande diferencial de nossa comunidade;
Retiro de primeiro anúncio: Nosso retiro este ano foi muito bom;
Retiro na paróquia Santo Antonio Maria Claret - Retiro de primeiro anúncio realizado a convite do Padre Rivael;
Parque Barigui: Fomos ao parque fazer a divulgação do retiro de primeiro anúncio - estava bom, mas sentimos que tivemos pouca participação e poderíamos melhorar a idéia;
Barraca no Gabaon: tivemos uma representação legal, principalmente porque muitas pessoas que passaram pela comunidade nos encontraram e pudemos matar saudades, também a primeira inscrição para o retiro de primeiro anúncio foi feita lá.

Então, vendo quanta coisa diferente fizemos este ano, quero lançar uma enquete:

Coloque seu comentário sobre o que podemos fazer de diferente para evangelizar, onde não fomos? O que falta fazer? O que podemos melhorar? O que podemos mudar? O simplesmente podemos repetir? Espero muitos comentários, se tiver perguntas, dúvidas, questões iremos responder o quanto antes. Acredite, as melhores idéias eu levarei para a comunidade (aliança e conselho).

Se você quiser levar a comunidade para o seu grupo de oração, paróquia, pastoral... enfim nos escreva, faça deste um canal. Quem sabe para um retiro, tarde de louvor, pra conduzir seu grupo, para uma pregação, música, animação de uma missa. Estamos à disposição e na medida do possível iremos preparar um momento especial para todos.

Deus abençoe

Maykonn

Um comentário:

Anônimo disse...

Penso que os métodos de evangelização adotados pela comunidade tem sido ineficazes, afirmativa que fica evidenciada pela freqüência de não membros da comunidade ao nosso grupo de louvor, que é quase nula. Não que esse seja o fim da evangelização, mas se estivéssemos obtendo êxito o mais natural seria que houvesse um maior fluxo de pessoas oriundas de outras paróquias e grupos de oração em nossos louvores.
Ao meu ver as atividades de evangelização em que a comunidade tem se envolvido tem sido esparsas e a adesão comunitária tem sido pequena. Falta-nos também um maior engajamento social, devemos nos inspirar nas ordens mendicantes e participarmos de obras de caridade, pode até ser que esse não seja nosso chamado, nosso carisma, mas o mínimo de preocupação com nossos irmãos mais necessitados devemos mostrar. Talvez com doações de alimentos, agasalhos, visitas esporádicas a asilos, orfanatos, hospitais...
Também noto que a típica ousadia carismática não tem sido o ponto forte da comunidade, ela tem sido substituída pela cautela (eu definiria acomodação, mas me parece ter um tom ofensivo que NÃO é o que estou querendo obter) de nossas geriátricas lideranças. Lembro quando li uma descrição da comunidade que dizia que ela era uma comunidade de jovens, talvez ela até tenha sido, mas hoje em dia ela é uma comunidade de quarentões, com um espírito de meia-idade bem como com suas crises. Esse considero o maior problema da comunidade hoje em dia.


Um grande abraço.
Frederico A. Gomes