sábado, 30 de janeiro de 2010

VIM PARA ADORAR-TE

"Ao Senhor teu Deus adorarás" (Mt 4, 10).

Normalmente o que tenho visto são textos que citam esta passagem para dar embasamento a argumentos pró e contra nós católicos, mas neste caso específico, não é esta a intenção. Esse "post" é mais para botar ordem na casa, e não criar desordem fora dela.

Vejo muitas vezes as pessoas mais preocupadas em se defender de questionamentos evangélicos que em praticar corretamente o culto católico, a estes basta dizer "seja o seu sim, sim e o seu não, não" (Mt 5, 37), o próprio Jesus quando questionado por Pedro responde "que te importa se Eu quero que ele espere até que Eu venha? Segue-me tu." (Jo 21, 22), com isto quero dizer que Deus tem um tempo, uma forma de ação e um momento para cada pessoa na terra e a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, bem como a intercessão dos santos e culto prestado a eles é matéria de fé, eu creio, este é o ponto, a mim basta isso para adorar a Deus presente na Eucaristia e acreditar na ligação entre igreja militante e triunfante.

Mas o assunto como citei acima é mais para colocar ordem na casa. Vamos tratar um pouco sobre a Adoração ao Santíssimo, pois tenho visto dois extremos que podem mais nos afastar que nos aproximar de Deus.

Primeiramente devemos ter claro que Deus deseja ter conosco intimidade, mas exige de nós respeito, são duas vias que devem nos dar equilíbrio em nossa adoração, especialmente em momentos solenes de exposição e procissão do Santíssimo.

Nossa adoração a Deus deve ser íntima e extravagante como da pecadora perdoada, em Lucas capítulo 7 a bíblia nos narra a história de uma mulher, pecadora pública que sabendo da presença de Jesus na casa de um fariseu, mesmo não sendo bem vinda àquela casa a invade, lava os pés do Senhor com suas lágrimas, enxuga com seus cabelos, derrama sobre os pés de Jesus seu vaso de alabastro e por fim beija com amor os pés de Jesus. Algumas pessoas desconhecem esta intimidade com o Senhor, adoram ao Jesus vivo na Eucaristia como quem participa de um momento cívico, às vezes percebo nas pessoas mais entusiasmo em assistir a posse do presidente ou o desfile cívico do dia sete de setembro que em adorar a Deus, fazem com um formalismo digno do farisaísmos criticado nesta passagem. As pessoas parecem não ter palavras para dirigir ao Senhor, então começam a ler simplesmente orações que sequer entendem, rezar o terço, fazer pedidos pela nação, pelo padre, por melhores condições e por aí vai! Jesus ao ser questionado em outra ocasião pelos fariseus "Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam? Jesus respondeu: Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar." , sinceramente, às vezes as pessoas parecem estar velando um defunto e não celebrando as bodas de um amigo.

Por outro lado existem aqueles que esquecem da ordem dada por Deus a Moisés, quando se aproximou da sarça ardente... Uma sarça que ardia em fogo sem se consumir... tal qual é hoje a Eucaristia, Sarça Ardente, pão cheio do fogo de Deus, que jamais se extingue! A ordem de Deus foi "tira a Sandalia dos pés, pois o lugar que estás é solo santo" (Ex 3, 5), Deus exige de  Moisés respeito ao solo sagrado que este pisava, respeito, humildade... É difícil ter que dar razão a pessoas que criticam certos exageros na adoração ao Santíssimo, especialmente quando se trata de uma procissão do Santíssimo pela igreja. Claro que não concordo com um ritualismo extremo, apenas o sino tocando, todos compenetrados, como se não pudessem sequer se dirigir a Jesus que passa logo ali... Zaqueu que sou quero mais é subir na árvore para ser visto, mas deve-se tirar as sandálias, respeitar a presença de Jesus ali, é Deus Conosco - Emanuel. Porém vejo hoje muitos que tratam Deus presente no meio do seu povo como um "amuleto", objeto de superstição... por pouco não se derruba o Ostensório para colocar sua foto, a foto da mãe doente, do filho dependente químico, colocar a carteira de trabalho ou a guia do exame, mas sequer param para adorar a Deus na Eucaristia, o que eles querem é um "toque mágico"... lamento informar mas o Ostensório é o burrinho que carrega Deus para Jerusalém e não a varinha de condão da fada madrinha... É como se Deus não conhecesse nossos problemas então temos que "esfregar" na cara dEle. Já ouvi absurdos como por exemplo pessoas dizendo que se você quiser "realizar um pedido" basta pegar a Eucaristia durante a comunhão, levar para o seu lugar, ajoelhar e com o corpo de Cristo ainda na palma da mão fazer o pedido e só depois consumir a Hóstia... É Deus nas mãos do povo, refém do pedido de alguém... quase como enterrar Santo Antonio de ponta cabeça para conseguir um marido!!!!

Este texto tem uma razão, ontem chegou o cúmulo, enquanto adorava o Senhor, que em procissão passava pelos corredores da igreja Nossa Senhora de Guadalupe aqui em Curitiba, uma mulher entrou como se nada demais estivesse acontecendo, foi até a capela onde está o sacrário, lambendo com naturalidade um sorvete de casquinha, fez o seu pedido e saiu... Alheia à presença do Cristo Vivo, que fora do sacrário passeava no meio do povo ali dentro da igreja. Do mesmo jeito que entrou a mulher saiu, lambendo seu sorvete... Acho que apenas eu e Jesus ficamos olhando estarrecidos, pois a maioria estava mais preocupada em "esfregar seus problemas no Ostensório".

Deus abençoe...

Nenhum comentário: