segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Retorno do Grupo de Louvor e Confraternização

Oi Amigos, tudo bem com vocês?

Já estão com saudades dos nossos grupos de louvor? Pois então não precisam ficar mais, é com enorme alegria CONVIDAMOS A TODOS PARA O NOSSO PRIMEIRO GRUPO DE LOUVOR DE 2012, dia 21 de janeiro de 2012. Iniciaremos às 19:00 hs, com a oração do terço e logo em seguida, às 19:30hs começamos o nosso louvor!!

Se você tem acompanhado o nosso blog, mas nunca teve a oportunidade de estar num louvor conosco, esta é a sua oportunidade - dá uma olhadinha no mapa que está na coluna da direta do blog, lá embaixo!

A Comunidade Vale de Saron te espera, e mais importante que isso, Jesus te espera de braços abertos para começarmos mais um ano de louvor e adoração ao nosso Deus!

Ah, e logo depois teremos uma confraternização, afinal, nada melhor que começarmos com uma festinha não é mesmo?! Então, quem puder, traga um prato de salgado/ doce ou um refrigerante.

Nos vemos no sábado, abraços e fiquem com Deus!






segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Festa da Epifania do Senhor

Queridos irmãos,

Quero partilhar com vocês um texto sobre a Festa da Epifania do Senhor . A reflexão é baseada no Evangelho de São Mateus 2, 1-12.


"Na homilia da Festa da Epifania do Senhor, dia 08/01, o Padre João Tadeu, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Porto Alegre, apresentou alguns questionamentos que gostaria de compartilhar com nossos leitores. Começo destacando que uma boa homilia faz muita diferença na missa.

Primeiro: Não é estranho que apesar de o sinal que Deus envia ser tão evidente – uma estrela diferente no céu – apenas os três reis de terras distantes perceberam este sinal? Pensei em quantas vezes em nossa vida Deus deu sinais evidentes de sua presença, e não estamos atentos, enquanto pessoas que às vezes estão distantes de tudo isso conseguem percebê-los.


Segundo: Não basta eu ver o sinal que Deus me manda. Vejam que os reis poderiam ter ficado em seus castelos, observado o sinal, analisado seus escritos, constatado os fatos, mas sem jamais ir em busca daquilo que o sinal indica. Devemos lembrar que um sinal é apenas algo que nos indica o caminho, não é nosso destino, é um indicativo do rumo a seguir. Seria como ficar parado em uma esquina e ver o sinal verde, olharmos e pensarmos – O sinal está verde, eu posso atravessar agora. - mas se não sairmos da inércia, apenas perceberemos o sinal, mas não haverá ação. Muitas vezes é isto que falta em nossa caminhada, percebemos os sinais de Deus, mas ficamos na inércia de nosso comodismo, é muito mais fácil eu “esperar”. O pensamento dos reis magos poderia ser que – se nasceu um rei em Israel, certamente ele virá até mim. - talvez muitos tenham percebido este mesmo sinal, mas pensaram desta forma.


Terceiro: A posição de Herodes que sentindo-se ameaçado planejou terminar com o problema da maneira mais fácil. Muitas vezes agimos da mesma forma, tiramos do caminho aquele ou aquilo que ameaça nosso comodismo, que coloca em perigo nossa posição, situação, condição e preferimos varrer os problemas para baixo do tapete. Espero que jamais tenhamos em nossas vidas o papel de Herodes, vejam que não se trata de simplesmente “matar” alguém, mas de deixar de ir adorar a Deus, deixar de dar a Deus aquilo que é seu de direito, em troca do que tenho hoje, seja meu carro, minha tv, meu computador, meu dinheiro, meu pecado de estimação, meu cargo ou qualquer outra coisa, pela qual deixamos de ir à Deus tirando-o do seu trono.



Pra fechar: Qual é meu papel hoje, neste início de ano onde estou posicionado nesta cena? Eu sou sinal de Deus para as pessoas, como a estrela de Belém? As pessoas me olham e pensam que ali tem algo novo? Ou eu sou aqueles que viram o sinal, mas não conseguiram sair do lugar? Ou eu sou Herodes que pra manter o que é meu, tiro Deus do seu lugar que é de direito em minha vida? Ou eu sou como Baltazar, Melquior e Gaspar que percebo o sinal de Deus e me disponho a uma aventura maravilhosa, onde o resultado final é encontrar o Rei dos reis me aguardando, para ser adorado na simplicidade, seja de uma manjedoura, seja de uma hóstia, um Rei que eu venho presentear com os meus tesouros, tempo, família, dinheiro, vida, trabalho, desprendimento e tantos outros, que são agradáveis a Deus.



Feliz 2012.

Maykonn Acyr Gomes Xavier
Missionário Comunidade Vale de Saron.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deus nos chama a Missão, mesmo nos lugares mais inusitados!

Amados irmãos, desejo que o Reveillón de vocês e suas famílias tenha sido um momento de celebração e alegria, um tempo de nos colocarmos ainda mais na presença de Deus e pedir as suas bênçãos para o Ano Novo.

Neste ano, eu e alguns irmãos da Comunidade Católica Vale de Saron passamos a virada do ano juntos na Ilha do Mel-PR. O nosso Reveillón teve oração, ceia, fotos e claro, muitos fogos de artifício na praia, mas o mais surpreendente estava reservado para o próximo dia.

Mapa da Ilha do Mel - Litoral do Paraná

Na madrugada do dia 1º de janeiro chegou ao litoral paranaense um ciclone extratropical, vindo de Santa Catarina. Para resumir a história: desde as 05h da manhã ficamos acordados com ventos constantes que chegavam próximo a 50 Km/h. Apesar da chuva e do vento,decidimos ir à Santa Missa, marcada na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – em Brasília.

Estávamos em 10 pessoas aguardando o Padre Miguel chegar. Porém, como ele reside do outro lado da Ilha – Encantadas – e a guarda costeira havia proibido a saída de barcos devido à condição do tempo, ele não pode chegar para presidir a celebração.
Após cerca de meia hora de espera, convidamos as demais pessoas para rezarmos juntos – não havia ali nenhum Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia, mas existiam leigos com o desejo de louvar a Deus desde o início deste Ano e se colocar a escuta de sua Palavra.


Como a bondade do nosso Deus nunca falta, tínhamos até o “violeiro” no nosso grupo – começamos cantando e louvando a Deus pela sua Glória e por nos permitir estar ali, juntos para rendermos a Ele adoração. Em seguida partilhamos as leituras daquele dia, as quais eram lindas e especiais – como o refrão do Salmo 66, que diz “Que Deus nos dê a sua graça e a sua benção”, e também fizemos orações pelas nossas necessidades e expectativas para este ano. Tudo muito simples, mas durante cerca de 50 minutos nos colocamos em comunhão com Deus buscando estar em Sua presença.

No final, foi lindo ouvir uma senhora partilhar que havia deixado o marido que estava doente em casa apenas para ir à Missa e que, mesmo não tendo a Missa, estar naquela capela e poder orar com aqueles jovens e adultos que ela nem conhecia havia restaurado as suas forças para continuar cuidando com carinho e paciência do marido enfermo.


Enfim, mesmo de uma forma simples e singela, a nossa Comunidade se colocou mais uma vez a serviço de Deus com o desejo de levar as pessoas a encontrarem o Senhor Jesus e terem as suas vidas restauradas por Ele – mesmo numa pequenina Ilha com muita chuva e vento!



Membros da Comunidade Católica Vale de Saron em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Ah, não posso deixar de contar que durante a nossa oração, até sol saiu – tenho certeza que era um sinal da alegria de Deus ao ver seus filhos “buscando realizar os sonhos do Seu coração”.

Que esta tenha sido apenas a primeira das nossas muitas missões neste ano de 2012 como Comunidade Vale de Saron!


Um abraço a todos e um 2012 cheio da graça e presença de Deus!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Missa de Natal no Santuário da Divina Misericórdia


Olá Amados!

Queria partilhar com vocês que a Comunidade participou da Missa de Natal do Santuário da Divina Misericórdia, ajudando na Liturgia.

Foi uma linda celebração, presidida pelo Padre Ednilson. Na sua homilia o padre comentou que devemos acolher Jesus no Natal com 3 “A's”A de ACOLHIMENTO - pois o Menino Jesus do presépio está sempre de braços abertos na manjedoura aguardando nossa acolhida; A de ADORAÇÃO - ao menino Deus que merece toda honra e toda a glória; E o A de AGRADECIMENTO - ao Deus que se fez menino para estar entre nós, viver como nós e nos salvar.



Ministério de Música da Comunidade Católica Vale de Saron

Nossa próxima Missa no Santuário será no dia 08/01/2012, às 19h. Aguardamos todos vocês lá!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal do Papa Bento XVI

Olá Amados Amigos,
Que grande alegria celebrarmos mais uma vez o Santo Natal! Para estarmos em unidade com toda a Igreja, trago um trecho da mensagem de Natal do Santo Padre - Papa Bento XVI.Que as palavras do nosso pastor possam iluminar a nossa vida!
" Queridos irmãos e irmãs,
Tenho o prazer de acolhê-los nessa Audiência Geral a poucos dias da celebração do Natal do Senhor. A saudação frequente de todos nesses dias é “Feliz Natal! Boas festas!” Façamos isso de modo que, mesmo na sociedade atual, a troca de saudações não perca seu profundo valor religioso e a festa não seja absorvida por aspectos exteriores, que essas toquem mesmo o coração. Certamente, os sinais externos são lindos e importantes, desde que não nos desviem, mas devem nos ajudar a ver o Natal no seu sentido verdadeiro, aquele sagrado e cristão, de modo que também a nossa alegria não seja superficial, mas profunda.
Com a Liturgia Natalina, a Igreja nos apresenta o grande Mistério da Encarnação. O Natal, de fato, não é simplesmente o aniversário do nascimento de Jesus, é isso também, mas é mais que isso, é a celebração de um Mistério que marcou e continua a marcar a história do homem: o próprio Deus veio habitar em meio a nós (cfr Jo 1,14), se fez um de nós; um Mistério que afeta nossa fé e nossa existência; um Mistério que vivemos concretamente na Celebração Litúrgica, especialmente na Santa Missa.
Qualquer um poderia se perguntar: como é possível que eu viva agora este evento passado há tanto tempo? Como posso participar ativamente do nascimento do Filho de Deus que aconteceu mais de 2000 anos atrás?
Na Santa Missa da Noite de Natal repetimos, no Salmo Responsorial, estas palavras: “Hoje nasceu para nós o Salvador”. Esse advérbio de tempo “hoje” aparece mais vezes nas celebrações natalinas e se refere ao evento do nascimento de Jesus e à salvação que a Encarnação do Filho de Deus traz.
Na Liturgia, tal acontecimento ultrapassa os limites do espaço e do tempo e se torna atual, presente, o seu efeito é contínuo, mesmo com o passar dos dias, dos anos e dos séculos.
Indicando que Jesus nasce “hoje”, a Liturgia não usa uma frase sem sentido, mas destaca que este Nascimento investe e permeia toda a história, permanece uma realidade, na qual, também hoje, podemos alcançar justamente na Liturgia. A nós que acreditamos, a celebração do Natal renova a certeza de que Deus está realmente presente em meio a nós, se fez carne e não está distante, é o próprio Pai que está junto a nós naquele Menino nascido em Belém, se aproximando do homem. Nós podemos encontrá-lo agora, num “hoje” que não acabou.
Quando escutamos ou pronunciamos, na celebração litúrgica, que “hoje nasceu para nós o Salvador” não estamos usando um vaga expressão convencional, mas entendemos que Deus nos oferece “hoje”, agora, a mim, a cada um de nós, a possibilidade de reconhecê-lo e acolhê-lo, como fizeram os pastores em Belém, porque Ele nasceu também na nossa vida e a renova, a ilumina com a Sua graça, com a Sua presença.
....
No Natal nós encontramos a ternura e o amor de Deus que está acima de nossos limites, nossas fraquezas, nossos pecados e que se abaixa até nós. São Paulo afirma que Jesus Cristo “sendo ele de condição divina (…) esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Fl 2,6-7).
...
Queridos irmãos e irmãs, vivamos com alegria o Natal que se aproxima. Vivamos este evento maravilhoso: o Filho de Deus nasce ainda “hoje”, Deus está realmente próximo a cada um de nós e quer nos encontrar, quer nos levar a Ele. Ele é a verdadeira luz que remove e dissolve as trevas que envolvem nossa vida e a vida da humanidade.
Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistério na celebração da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali está presente de maneira real Jesus, verdadeiro Pão que desceu do Céu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para nossa salvação.
Desejo a todos vocês e as vossas famílias uma celebração de Natal realmente cristã, de modo que também todas as felicitações deste dia sejam expressões da alegria por saber que Deus está próximo a nós e quer percorrer conosco o caminho da vida. Obrigado "
fonte: Vaticano
A Comunidade Católica Vale de Saron deseja a todos um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo cheio de graças e bençãos!