segunda-feira, 30 de junho de 2008

SÃO PEDRO E SÃO PAULO - 29 de JUNHO

Ontem foi dia se São Pedro e São Paulo, pilares, ícones da Igreja, talvez sem o sim destes dois a obra que Cristo veio iniciar na terra não tivesse chegado até os dias atuais.

Coloco-me a pensar se Paulo tivesse continuado a perseguir os cristãos, mesmo depois de ter "caido do cavalo", talvez até com maior fervor. Ou se Pedro após a negação, sentindo que assim como Judas traiu a Jesus tivesse também fugido, o que seria da Igreja hoje, não somente católica, mas do próprio cristianismo.

Na vida dos dois, o que mais me atrai é a disposição que tinham para se levantar e seguir sua caminhada. Paulo narra que por vezes foi perseguido, humilhado, apedrejado, tentaram matá-lo, foi açoitado, naufragou, passou fome, frio, foi assaltado mas, mesmo diante de toda essa tribulação ele viu e contemplou sua missão, a ponto de já no final de sua vida declarar "...combati o bom combate.". Enquanto Pedro foi perseguido, preso, liberto por um anjo do Senhor, levado diante do mesmo sinédrio que conseguiu levar Cristo à cruz e diante deles declarou, "importa antes obedecer a Deus que aos homens". Foi acusado de ter incendiado Roma, acusado pelo imperador Nero. Parece até irônico, o centro do catolicismo hoje, e portanto o trono de Pedro ser justamente Roma e o Vaticano.

Hoje sim o sucessor de Pedro pode incendiar não somente Roma como todo o mundo. Incendiar com o amor do Cristo, levar-nos até ele, através do ano Paulino, encontro Eucarístico, WYD - dia mundial da juventude, encontro com as famílias, viagens apostólicas e toda forma de ir ao povo.

Continuando a falar dos apóstolos, o fato da vida de Pedro que mais me encanta, é o encontro com Cristo ressuscitado, ele pula do barco e vai nadando até Jesus, chegando lá, tem que provar que superou sua falta do passado. Jesus por três vezes pergunta - Pedro, tu me amas? - e Pedro por duas vezes responde - Ah Senhor, é claro que eu gosto de você - mas na terceira vez ele se entristece, pois sabe que Jesus desta forma está lhe recordando suas negações. Ao final Pedro um pouco triste, talvez com o coração dolorido, com todo o momento vindo a tona declara - Senhor TU sabes tudo, sabes que te AMO.


Meu irmão, faça hoje você também como Pedro, vá o mais rápido em direção a Cristo, corre para o teu Senhor, nade em direção a Ele, não espere que o barco de sua vida chegue até Jesus, mas corre adiante, Ele espera essa tua aproximação e te pergunta: - Fulano, tu me amas? - e saibam meus amigos, para cada vez que o negares Ele te perguntará, até que você tenha certeza deste amor, diga você também - Senhor TU sabes tudo, sabes das minhas faltas, dos meus pecados, dos meus erros, de minha omissão, TU sabes JESUS que eu te amo.


São Pedro e São Paulo


Hoje, a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos", por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Seu Senhor, Jesus Cristo.Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.Paulo, que tinha como nome antes da conversão, Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes Mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".


São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Nenhum comentário: