terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Planos para um Ano Novo

Olá queridos amigos!!!
Que tal começarmos este novo ano de uma forma diferente? Mais equilibrados em todas as áreas da nossa vida? Para nos ajudar neste propósito quero partilhar com vocês um texto do nosso irmão Henrique Watanabe, ele é co-autor do livro " Deus tem um plano para você - 12 princípios para alcançar a realização pessoal" junto com o Daniel Godri Jr.
“Não há vento favorável para o barco que não sabe para onde vai” - Esta frase atribuída ao filósofo grego Sêneca, explicita a necessidade do planejamento em tudo o que fazemos na vida. A falta de definição do caminho que pretendemos trilhar nos faz perder o foco e, em consequência, desperdiçar nossas energias. Damos “tiros” para tudo quanto é lado e não atingimos o objetivo de uma vida melhor.


O início de um novo ano é o tempo ideal para repensarmos e reinventarmos a nossa maneira de encarar e fazer as coisas e, assim, sermos bem-sucedidos.
Mas, afinal de contas, o que é ser bem- sucedido?
Para tentar responder a esta pergunta, é necessário antes entender que nossa existência não pode ser encarada em apenas uma dimensão. Stephen Covey, em seu livro "O Oitavo Hábito", propõe o que ele chama de paradigma (modelo) da Pessoa Integral. Segundo esta abordagem, o ser humano possui quatro dimensões: física/econômica, social/emocional, mental e espiritual. Elas representam as quatro necessidades e motivações básicas de todas as pessoas: viver (sobrevivência), amar (relacionamentos), aprender (crescimento e desenvolvimento) e deixar um legado (significado e contribuição).
Não é difícil entender que não há eficácia alguma em sermos bem sucedidos em somente uma ou outra dimensão da vida. Só podemos nos considerar pessoas de sucesso se, de alguma maneira, conseguirmos fazer evoluir as quatro dimensões de forma balanceada. De que adianta, por exemplo, sermos ricos e saudáveis (dimensão física), se os nossos relacionamentos familiares estão desgastados (dimensão emocional)? Ou, então, termos todo o conhecimento do mundo (dimensão mental) para propósitos egoístas (dimensão espiritual)?
Covey propõem quatro simples pressuposições que podem tornar a nossa vida mais equilibrada, integrada e poderosa:
1. Para o corpo - imagine que sofreu um infarto; agora viva de acordo com isso.
2. Para a mente - imagine que a meta de sua vida profissional é de dois anos; agora se prepare como decorrência disso;
3. Para o coração - imagine que outra pessoa pode ouvir tudo o que você fala dela; agora fale de acordo com isso;
4. Para o espírito - imagine que você tem um encontro pessoal com seu Criador a cada trimestre; agora viva de acordo com isso.
Como cristãos, temos na Palavra de Deus, a melhor das referências, para pautar a nossa conduta. Afinal, “vossa palavra é lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho” (Salmo 118, 105)
Vamos conferir algumas dicas que ela nos dá em relação as quatro dimensões:
1. Para o corpo:
“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.” (Lucas 21,34)
“Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo, cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno.” (Filipenses 3, 18-19)
Dica adicional: além de comer e beber menos, de forma equilibrada, não esqueçamos dos exercícios físicos e do gerenciamento do estresse – isto inclui dormir bem.
2. Para a mente:
“Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.” (Filipenses 4,8)
Dica adicional: bons livros e filmes, além de exercícios de escrita devem fazer parte de nossa agenda.
3. Para o coração:
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.” (Mateus 5, 23,24)
Dica adicional: que tal procurar antes compreender que ser compreendido? (São Francisco de Assis)
4. Para o espírito:
“Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mateus 25, 31-40)
Dica adicional: a leitura da Palavra de Deus e a oração perseverante devem fazer parte da nossa rotina,
E então? Mãos à obra!
Que tenhamos todos um 2012 abençoado, na presença de Deus!
Grande abraço!
Henrique Watanabe
"Os caminhos do homem parecem reto aos seus olhos, mas cabe ao Senhor pesar os corações." (Prov 21,2)

Nenhum comentário: