sexta-feira, 15 de junho de 2012

Solenidades do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria




      Olá queridos, estava com saudades de escrever para os irmãos que acompanham nosso blog. Esta semana por acaso fui visitar um grupo aqui de Porto Alegre onde tenho amigos, a Fraternidade Coração de Jesus e Maria, e qual não foi minha surpresa quando a Bruna pediu que escrevesse algo a respeito destas devoções!
        A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada sempre na segunda sexta-feira  após a festa de Corpus Christi, é uma das três solenidades do tempo comum no calendário litúrgico católico.
       A devoção ao Sagrado coração sempre existiu no seio da igreja, uma vez que foi no lado aberto de Jesus, onde jorraram sangue (Eucaristia) e água (Espírito Santo) que a Misericórdia de Deus se derramou sobre a humanidade por toda a eternidade.               Porém em 1673 a devoção ganhou forma, através das revelações recebidas por Santa Margarida Maria Alacoque do próprio Senhor. Segundo a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial. Dela nasceram diversas ordens religiosas, festas e paróquias em todo o mundo, diversos países, como Espanha e Equador, são consagrados ao Sagrado Coração de Jesus.

Sobre o Imaculado Coração de Maria, antes de entrarmos propriamente no tema, vale a pena destacarmos que toda devoção a Nossa Senhora deve nos levar em direção ao seu Filho – Jesus - como nos lembra o Papa    João Paulo II em sua carta Apostólica Rosarium Virgines Mariae, na qual destaca que Maria é o supremo exemplo de contemplação do Cristo. Esta devoção ganhou força com as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos de Fátima, porém é tão antiga quanto à Festa do Sagrado Coração e é celebrada um dia após a primeira (no sábado), nos lembrando a proximidade e familiaridade dos corações de Jesus e Maria. Para ambas as devoções foram feitas promessas àqueles que as colocassem em prática. Abaixo coloquei links que podem mostrar mais sobre estas solenidades e sobre as promessas a elas atreladas.
Tudo por Jesus, nada sem Maria.
"Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito da Divindade, Fornalha Ardente do Amor de Deus…" Santa Gertrudes, a grande.

12 promessas do Sagrado Coração de Jesus.
Consagração ao Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus.

Fontes de pesquisa:
Site Vaticano: http://www.vatican.va/

Passagens bíblicas:
Coração de Jesus:
Mt. 11, 29 – Lc. 1, 78 – Jo. 19, 34.
Coração de Maria:
Lc. 2, 19 – Lc. 2, 51 – Lc. 2, 35.

Maykonn Acyr Gomes Xavier
Missionário Comunidade Vale de Saron em Porto Alegre.

Nenhum comentário: