sábado, 20 de outubro de 2012

Formação: A Ciência da Cruz


Segue um texto extraído do livro Elisabete da Trindade viver a partir do interior da alma
Fr.Pedro Paulo di Berardino


Me   tocou   muito esse trecho do livro que gostaria de estar compartilhando com meus irmãos,  que possamos abrir nosso coração, e sentir o quão importante e procurar entender o sacrifício de Jesus por nós, seus filhos amados, algo que muitas vezes nos  esquecemos devido nossa rotina do dia-a-dia...


A Ciência da cruz
Evidentemente pode-se falar de Ciência da cruz,  que é um dos mais fecundos dons de DEUS em ordem à salvação e, também, é um  convite pleno de luz a tomar parte nos sofrimentos e humilhações do Filho de Deus para a redenção do mundo. Compreender o valor redentor do sofrimento, em união com aquele de Cristo, é conhecimento que prolonga no mundo o mistério do sofrimento do Filho de Deus para salvar as almas que foram sua paixão, o intento de sua encarnação e a razão última das suas humilhações. Quando se ama a Deus, a sede de almas é conseqüência necessária de tal amor. Elisabete experimenta plenamente; aprendeu que o verdadeiro amor não se nutre de suspiros e desejos, mas se demonstra de modo concreto na oferta do próprio ser como vítima de expiação. Para Elisabete, o sacrifício é também um sacramento que virginiza a alma e a torna sempre mais acolhedora para viver todo o tempo em companhia de Jesus. Além disso, o sacrifício deve ser considerado e, então, recebido como uma prova do amor do Bom Deus, ele configura  ao seu Filho e aproxima  sempre mais dele. A cruz é o sinal do cristão e é significada no caminho estreito no qual Jesus quer que todos os seus discípulos caminhem com decisão e sem medo. Aos Colossenses, São Paulo diz estar feliz por sofrer por eles e completar em sua carne o que falta à paixão de Cristo. Por isso a “sabedoria humana”, se não for exorcizada para ser “sabedoria divina”, não pode conduzir à  identificação com Cristo, à configuração com ele. Pelo contrário, assumir a mentalidade evangélica para pensar e comportar-se como se comportava Jesus, é “sabedoria divina”, vem do alto, é dom do Espírito. 

Quem possui esta sabedoria é capaz de conhecer o pensamento de Deus e de viver, neste mundo, realizando sempre a sua vontade. Será uma “humanidade de acréscimo” com a qual o Filho de Deus continua no mundo a sua missão e seu sacrifício oferecido ao Pai, pelo bem da humanidade. 

Abraço Fraterno,
Marcelo Lima

Nenhum comentário: