terça-feira, 25 de setembro de 2012

FORMAÇÃO - Promessas na Palavra de Deus

Queridos amigos,

Hoje trazemos a vocês um texto que foi escrito especialmente ao mês da Bíblia, setembro. Ao terminar essa formação, você saberá a importância da leitura e o estudo das Sagradas Escrituras para viver as promessas do nosso Senhor!



Os princípios e promessas contidos  na Palavra de Deus
Henrique Watanabe


Hoje em dia, no meio cristão, muito se fala do cumprimento das promessas de Deus e, algumas vezes, ocorrem males entendidos. Vamos tentar esclarecer alguns pontos importantes neste assunto. Em primeiro lugar, vamos definir o que é uma promessa. Segundo o dicionário Aurélio, o termo significa “compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa”. Compromisso – eis aí a palavra-chave.

É importante ressaltar que, vinculado às promessas, Deus estabelece uma aliança. E o que é isso? De uma maneira simples, pode-se dizer que uma aliança significa pacto, acordo ou ajuste. É como se Deus fizesse um contrato conosco, onde existem obrigações de ambas as partes. De um lado, nos comprometemos a andar na fé e obediência à Deus e, Ele, por seu lado, nos promete bênçãos. O nosso Deus é um Deus de alianças, tanto é que o Antigo Testamento é também conhecido por Antiga Aliança e o Novo Testamento por Nova Aliança. Para termos direito às promessas de Deus, temos primeiramente que estabelecer uma aliança com Ele. Este pacto para nós, que vivemos no tempo presente, é a Nova Aliança que foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados" (Mateus 26, 28).

Uma vez estabelecida a aliança, surge a questão: Há promessas de Deus para mim?”–  A resposta é um categórico “sim”!. Existem promessas que são específicas para uma nação, família ou pessoa que podem ser reveladas sobrenaturalmente, durante um período de oração ou um sonho, por exemplo. Porém, esta situação é de  exceção.  A regra geral, para a maioria de nós, está relacionada às promessas que o Senhor deixou claro em sua Palavra, a Bíblia Sagrada, que são aplicadas a todos aqueles que tem uma aliança com Ele, através de seu Filho Jesus Cristo. Veja alguns exemplos:

  • “Invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras”.(Jeremias 33,3)

  • “Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não se consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador”.(Isaías 43, 2-3 a)


  •  “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas (provisão material) vos serão dadas em acréscimo”.(Mateus 6, 31-33)

  • “Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito.” (Provérbios 16,3)

  • “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.” (Mateus 7, 7-8)


Boa parte das promessas é condicional, conforme você pode perceber nos exemplos citados. Neste caso, podemos considerá-los também como princípios ou leis que demonstram como as coisas funcionam no Reino de Deus.  O importante é lembrar-se que o que Deus diz em sua palavra, seja uma promessa ou um princípio, seguramente se cumprirá. Ele nos assegura: “Velo sobre a minha palavra para que se cumpra”.(Cf. Jeremias 1,12)

Fica muito claro, então, a necessidade de se estudar a Bíblia para tomarmos ciência das promessas e princípios que ela contém. Como esperar e acreditar em coisas que não sabemos ou ignoramos? Um estudo bíblico sistemático é o segredo para conhecermos o modo de Deus agir e as condições da aliança que Ele fez conosco. Comece hoje mesmo a estudar a Palavra de Deus – saiba, é muito mais do que somente ler trechos –  e desfrute plenamente das bênçãos do Deus de Aliança, do Deus de Promessas.


(Adaptado do livro “Deus tem um plano para você” – Daniel Godri Jr. e Henrique Watanabe).     

Nenhum comentário: