quinta-feira, 15 de março de 2012

Grupo de Louvor - Vazios de nós mesmos e preenchidos de Deus

Oi Queridos Amigos!

Querem saber como foi o nosso grupo de louvor do dia 10/03/12? Então leiam o texto que o Wagner (membro Enjagado da Comunidade) escreveu para nós.

"O Grupo de Louvor iniciou às 19 horas com a oração do Santo Terço - onde o Senhor revelou sua grandeza e delicadeza. Prosseguimos o louvor com músicas e adoração, no qual o Ministério de Louvor nos conduziu a um profundo momento de adoração na língua dos anjos - foi lindo ver como o Espírito Santo se fez presente.


A partilha da Palavra foi conduzida pela Paula que nos fez refletir sobre a importância de nos esvaziarmos de nós mesmos para nos enchermos de Deus. Ela colocou a passagem de Jeremias 29, 10-14: Eis o que diz o Senhor: Quando setenta anos tiverem decorridos para Babilônia, eu vos visita rei a fim de realizar a promessa que vos fiz de aqui vos reconduzir. Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco - oráculo do Senhor -desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança. Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coração me fostes buscar. Permitirei que me encontreis - oráculo do Senhor; e vos trarei do cativeiro e vos irei buscar em todas as nações e em todos os lugares por onde vos dispersei - oráculo do Senhor - para reintegrar-vos no lugar de onde vos dispersei - oráculo do Senhor - para reintegrar-vos no lugar de onde vos exilei."

Ela ainda completou a pregação com Isaías 30, 20-21: “(Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina. Ouvirás com teus ouvidos estas palavras retumbarem atrás de ti:'É aqui o caminho, andai por ele’, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda.”

Ao final, houve um momento de oração, com a canção Sonda-me, Usa-me da Aline Barros.


Texto de Wagner Orsi

Se você tem sentido o desejo de encher a sua vida de Deus, não deixe de participar dos nossos Grupos de Louvor, que acontecem todos os sábados, a partir das 19:00hs, na Casa da Comunidade - Rua Humberto Bevervanso, 116, Bigorrilho - Curitiba.

Fiquem na paz.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Formação da Comunidade - Março / 2012

Bom dia Queridos!!

            Hoje quero partilhar com vocês um pouquinho sobre a nossa formação do mês de março, que aconteceu no dia 04/03/12. Os membros de Aliança e Engajados Comunidade estiveram reunidos durante todo o domingo, na Casa da Comunidade.

            O momento foi conduzido pelo coordenador Ricardo Erzigner e a música ficou por conta do nosso ministério de louvor. Paramos para refletir e tomar consciência de que estamos vivendo um tempo diferente e importante da Igreja - A QUARESMA - e, por isso, também importante para nós.

            Estes 40 dias, são tempo de refletirmos, de fazermos uma "desintoxicação" das realidades infelizes que nós vivemos, para que no Domingo de Páscoa, nos levantarmos com Cristo Jesus para uma nova vida, nova fase, caminho e um novo horizonte.


            O texto de referência para este dia de meditação foi o livro A PROFECIA DO AVIVAMENTO, do Padre Roger Luis, da Canção Nova. Fizemos pequenos estudos de várias passagens bíblicas para que tivéssemos a experiência profunda de contrição, quebrantamento e reconhecimento de nossos pecados para justamente na Páscoa levantarmos santos Naquele que é Santo. Ninguém será santo por si mesmo, mas em Cristo Jesus nós somos santificados e, se tomarmos posse dessa feliz realidade seremos santos.

            Tivemos ainda a Adoração ao Santíssimo, e na presença do Nosso Deus Vivo pudemos nos quebrantar e deixar com que o Senhor nos "reconstruísse" como Ele nos quer. Após um delicioso almoço em comunidade, durante a tarde tivemos mais uma partilha do Henrique Watanabe.

            Querido amigo, não deixe de rasgar o seu coração para o Senhor nesta quaresma para que Ele possa te dar a Vida Nova!

Uma Santa Quaresma a todos e paz!

Missão no Grupo de Jovens ORE


Olá Queridos Amigos !!

            Quero partilhar com vocês hoje uma das missões feita pela Comunidade Católica Vale de Saron. Através do convite do Matheus, o Jonathann (membro de Aliança da Comunidade) pregou no Grupo de Jovens ORE - do Santuário Santa Rita, no sábado do dia 03 de março.Vejam o texto da Camila contando como foi o grupo.

            "O grupo teve início às 17h00 com músicas de animação e louvor
. Em seguida, tivemos um momento de oração clamando o Espírito Santo e um momento de intimidade com Deus, através da música “Derrama o Seu Amor Aqui”

            Na pregação, foi feito uma reflexão com um trecho da música “Eu Te Busco” - do ministério Vineyard, ‘...prosseguindo para o alvo eu vou, a coroa conquistar...’. O alvo de nossa vida enquanto cristãos deve ser Deus.

            O evangelho é o coração de toda a Bíblia - “Palavra Viva de Deus”, porém nós só viveremos isso de forma concreta, se Deus for o centro de nossas vidas, conforme o catecismo:

            CIC, 25 - Toda a finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no amor que não acaba. Com efeito, pode-se facilmente expor o que é preciso crer, esperar ou fazer; mas sobretudo é preciso fazer sempre com que apareça o Amor de Nosso Senhor, para que cada um compreenda que cada ato de virtude perfeitamente cristão não tem outra origem senão o Amor, e outro fim senão o Amor.
             Concluímos que nossa busca por conhecimento do evangelho e nossa perseverança no grupo só terão real efeito se o princípio e o fim for o Amor de Deus, como explicado no Catecismo.

Texto de Camila Keiko

            Fiquem com Deus e se você quiser que a Comunidade Católica Vale de Saron participe um dia do seu grupo de jovens/grupo de oração é só entrar em contato conosco, estamos à disposição para servir a Igreja, com grande alegria.
Abraços e Deus abençoe!

terça-feira, 6 de março de 2012

Grupo de Louvor - O SUS e sua importância.

            Olá Queridos Vistantes, sejam bem vindos!! Me desculpem a demora para atualizar nosso blog, mas hoje quero partilhar com vocês o que tem acontecido em nossa Comunidade (e na Missão fora dela) nestas últimas semanas.

            No sábado, dia 03 de março, iniciamos nosso encontro com a oração do terço e como teríamos Retiro de Formação para os Membros da Comunidade no dia seguinte o nosso Grupo de Louvor foi diferente - tivemos a Santa Missa que foi conduzida pelo Padre Jorge Rocha, Padre Redentorista.

            Após uma linda celebração, tivemos uma pregação maravilhosa com Maria Lúcia - que com muita alegria e propriedade falou sobre a Campanha da Fraternidade 2012. Ela explicou que a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana e inicia sempre no período da Quaresma, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve o povo brasileiro, buscando caminhos de solução.


             A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A coordenação é feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e existe desde 1964.

            O tema deste ano é FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA e está fundamentada em Eclesiástico 38,8 "que a saúde se difunda sobre a terra". Sendo que, seu objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre a realidade da saúde do Brasil. Em nosso país, temos o SUS (Sistema Único de Saúde), foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde. A sua proposta é fantástica e tem vários princípios cristãos, como a equidade, universalidade, entre outros. No entanto ele tem um ponto fraco: o baixo orçamento nacional à saúde. Outro problema é a heterogeneidade de gastos, prejudicando os Estados e os municípios, que têm orçamentos mais generosos, pela migração de doentes de locais onde os orçamentos são mais restritos.

            Em várias enquetes feitas no Brasil, a maior prioridade das pessoas em relação à Política são: Saúde, Segurança e Educação. Nós gostaríamos de fazer um pedido a vocês eleitores cristãos, vamos nos preocupar com isso em relação aos candidatos que iremos eleger este ano: prefeitos, deputados e vereadores. Analisar com cuidado as propostas, e dar valor as questões de nossa saúde pública.

            Desejamos que nossos governantes possam repassar os recursos necessários para que o SUS possa ajudar cada vez mais nossa população.

Texto de Andressa Matheus

            Ainda hoje, muito mais novidades em nosso blog, aguardem!

            Um grande abraço a todos. Deus abençoe!

sábado, 3 de março de 2012

Quaresma - Tempo de Restauração:



Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos. (Isaías 35, 4)

Queridos irmãos, iniciamos a pouco mais de uma semana o tempo da quaresma, como o Walter já citou no post anterior, trata-se de 40 dias de preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas gostaria de destacar algo a mais para este tempo:

Add caption
Vejam, a Igreja Católica tem duas datas centrais em seu calendário litúrgico - O Natal e a Páscoa. Você já parou para pensar o calendário litúrgico? A maneira com que ele foi preparado, convergindo para estas duas datas?

Tendo estas duas datas como pontos principais, as demais datas do tempo litúrgico "giram" em torno delas, de forma especial dois tempos de preparação, Advento para o Natal e QUARESMA para a Páscoa.

A quaresma não pode ser vista apenas como tempo de penitência, aquele tempo em que fazemos cara de velório, tempo de privação ou quase um castigo por tudo que fizemos durante o ano que vivemos desde a última Páscoa.

Lógico que a penitência faz parte da quaresma, mas não pode ser encarada como único ponto, se fizermos isto corremos o risco de reduzir toda a amplitude da quaresma a um único ponto. Seria como se Leonardo tivesse pintado apenas o sorriso da Monalisa, sem o restante do quadro, acredito que não seria a mesma coisa concordam?

Quaresma é também tempo de restauração do homem como filho de Deus, é tempo de retornarmos à origem, tempo de tirarmos os rótulos que ganhamos durante o ano, de colocar fora as máscaras e trazermos à tona novamente nossa origem, nós tal qual o Pai nos criou. A penitência, dentro deste contexto é uma forma de recuperarmos nossa imagem e filiação divina.

Gostei muito da homilia do Padre Fabrício, membro da comunidade Canção Nova no encontro de carnaval de 2012, quando ele diz que somos rotulados pelo mundo de forma que nos transformamos naquilo que fizemos. A quaresma é justamente este tempo de tirar o rótulo e recuperarmos nossa condição de filhos de Deus.

Vamos rezar e pedir a Deus nesta quaresma: "Senhor Deus, envia sobre nós Teu Espírito Santo, tira Pai amado todos os rótulos que recebi neste ano, desde a última Páscoa. Pai amado eu acabei aceitando estes rótulos e me deixei ser aquilo que fiz, esquecendo que sou aquele que Você ama. Pai me perdoa pelas minhas faltas, me da forças para ser melhor, para fugir dos rótulos e viver plenamente esta condição filial a Ti. Jesus, nesta quaresma quero participar contigo de todo este tempo de preparação, de forma que possa acompanhá-lo até o pé da Tua cruz e desta forma ser lavado em Teu sangue poderoso, salvador, libertador, RESTAURADOR. Jesus, perdoa meus pecados e me leva de volta ao pai. Amém".

Segue abaixo um trecho da homilia do padre Fabrício e uma quaresma santa e restauradora para vocês.

Maykonn Acyr Gomes Xavier
Missionário da Comunidade Vale de Saron