No sábado, dia 03 de março, iniciamos nosso encontro com a oração do terço e como teríamos Retiro de Formação para os Membros da Comunidade no dia seguinte o nosso Grupo de Louvor foi diferente - tivemos a Santa Missa que foi conduzida pelo Padre Jorge Rocha, Padre Redentorista.
Após uma linda celebração, tivemos uma pregação maravilhosa com Maria Lúcia - que com muita alegria e propriedade falou sobre a Campanha da Fraternidade 2012. Ela explicou que a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana e inicia sempre no período da Quaresma, com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve o povo brasileiro, buscando caminhos de solução.
A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A coordenação é feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e existe desde 1964.
O tema deste ano é FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA e está fundamentada em Eclesiástico 38,8 "que a saúde se difunda sobre a terra". Sendo que, seu objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre a realidade da saúde do Brasil. Em nosso país, temos o SUS (Sistema Único de Saúde), foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde. A sua proposta é fantástica e tem vários princípios cristãos, como a equidade, universalidade, entre outros. No entanto ele tem um ponto fraco: o baixo orçamento nacional à saúde. Outro problema é a heterogeneidade de gastos, prejudicando os Estados e os municípios, que têm orçamentos mais generosos, pela migração de doentes de locais onde os orçamentos são mais restritos.
Em várias enquetes feitas no Brasil, a maior prioridade das pessoas em relação à Política são: Saúde, Segurança e Educação. Nós gostaríamos de fazer um pedido a vocês eleitores cristãos, vamos nos preocupar com isso em relação aos candidatos que iremos eleger este ano: prefeitos, deputados e vereadores. Analisar com cuidado as propostas, e dar valor as questões de nossa saúde pública.
Desejamos que nossos governantes possam repassar os recursos necessários para que o SUS possa ajudar cada vez mais nossa população.
Texto de Andressa Matheus
Ainda hoje, muito mais novidades em nosso blog, aguardem!
Um grande abraço a todos. Deus abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário