sábado, 3 de março de 2012

Quaresma - Tempo de Restauração:



Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos. (Isaías 35, 4)

Queridos irmãos, iniciamos a pouco mais de uma semana o tempo da quaresma, como o Walter já citou no post anterior, trata-se de 40 dias de preparação para a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas gostaria de destacar algo a mais para este tempo:

Add caption
Vejam, a Igreja Católica tem duas datas centrais em seu calendário litúrgico - O Natal e a Páscoa. Você já parou para pensar o calendário litúrgico? A maneira com que ele foi preparado, convergindo para estas duas datas?

Tendo estas duas datas como pontos principais, as demais datas do tempo litúrgico "giram" em torno delas, de forma especial dois tempos de preparação, Advento para o Natal e QUARESMA para a Páscoa.

A quaresma não pode ser vista apenas como tempo de penitência, aquele tempo em que fazemos cara de velório, tempo de privação ou quase um castigo por tudo que fizemos durante o ano que vivemos desde a última Páscoa.

Lógico que a penitência faz parte da quaresma, mas não pode ser encarada como único ponto, se fizermos isto corremos o risco de reduzir toda a amplitude da quaresma a um único ponto. Seria como se Leonardo tivesse pintado apenas o sorriso da Monalisa, sem o restante do quadro, acredito que não seria a mesma coisa concordam?

Quaresma é também tempo de restauração do homem como filho de Deus, é tempo de retornarmos à origem, tempo de tirarmos os rótulos que ganhamos durante o ano, de colocar fora as máscaras e trazermos à tona novamente nossa origem, nós tal qual o Pai nos criou. A penitência, dentro deste contexto é uma forma de recuperarmos nossa imagem e filiação divina.

Gostei muito da homilia do Padre Fabrício, membro da comunidade Canção Nova no encontro de carnaval de 2012, quando ele diz que somos rotulados pelo mundo de forma que nos transformamos naquilo que fizemos. A quaresma é justamente este tempo de tirar o rótulo e recuperarmos nossa condição de filhos de Deus.

Vamos rezar e pedir a Deus nesta quaresma: "Senhor Deus, envia sobre nós Teu Espírito Santo, tira Pai amado todos os rótulos que recebi neste ano, desde a última Páscoa. Pai amado eu acabei aceitando estes rótulos e me deixei ser aquilo que fiz, esquecendo que sou aquele que Você ama. Pai me perdoa pelas minhas faltas, me da forças para ser melhor, para fugir dos rótulos e viver plenamente esta condição filial a Ti. Jesus, nesta quaresma quero participar contigo de todo este tempo de preparação, de forma que possa acompanhá-lo até o pé da Tua cruz e desta forma ser lavado em Teu sangue poderoso, salvador, libertador, RESTAURADOR. Jesus, perdoa meus pecados e me leva de volta ao pai. Amém".

Segue abaixo um trecho da homilia do padre Fabrício e uma quaresma santa e restauradora para vocês.

Maykonn Acyr Gomes Xavier
Missionário da Comunidade Vale de Saron




Nenhum comentário: