terça-feira, 27 de março de 2012

Jornada Diocesana da Juventude - Curitiba 2012


Olá Queridos Amigos e Visitantes, principalmente aos jovens de idade e espírito!
Hoje quero partilhar com todos vocês uma alegria muito grande - pela primeira vez a Arquidiocese de Curitiba realizará a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) no Domingo de Ramos, assim como todo o resto do mundo.
Mas talvez você esteja de perguntando, o que é JDJ? Um pouquinho de história para explicar e contextualizar. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa João Paulo II anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.


E a Jornada Diocesana da Juventude deste ano de 2012 tem como tema: " Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fil 4,4)". O Santo Padre escreveu uma mensagem , na qual fala sobre a JDJ e seu tema. Segundo o Papa “a Igreja tem a vocação de levar a alegria ao mundo, uma alegria autêntica e duradoura, a dos anjos que anunciaram aos pastores de Belém o nascimento de Jesus”.
Deus não somente falou, não somente realizou sinais prodigiosos na história da humanidade, mas se fez tão próximo que chegou a se fazer um de nós, percorrendo todas as etapas da vida do homem. No difícil contexto atual, muitos jovens, ao redor de vocês, têm uma grande necessidade de sentir que a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e esperança.
Na sua mensagem o papa quer então refletir com os jovens sobre esta alegria, sobre os caminhos para encontrá-la, para que eles possam vivê-la cada vez com mais profundidade e serem mensageiros dela entre aqueles que os circundam.
O texto da mensagem está dividido em sete pontos: Nosso coração foi feito para a alegria; Deus é a fonte da verdadeira alegria; Conservar no coração a alegria cristã; A alegria do amor; A alegria da conversão; A alegria nas provas; Testemunhas da alegria.
Na última parte da mensagem o papa Bento XVI convida os jovens a serem missionários da alegria. Não se pode ser feliz se os demais não são felizes. Por isso é necessário compartilhar a alegria. “Vão contar aos demais jovens a sua alegria de ter encontrado aquele tesouro precioso que é Jesus. Não podemos conservar para nós a alegria da fé; para que esta possa permanecer em nós, temos que transmiti-la”, disse.


Portanto, você jovem não deixe de participar junto com a sua família e amigas da JDJ de Curitiba. Nos encontramos no dia 1/04/12 (domingo), em frente ao Santuário Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro - no Alto da Glória, a partir das 13:30hs. Haverá Santa Missa, shows, danças e teatros!! E desde já vamos nos preparando, pois em 2013 teremos Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro!
Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário: